Rio Grande do Sul emite alerta sanitário para raiva herbívora 

Nos seis primeiros meses deste ano foram registrados 39 focos do animal no Estado

12/06/2022 às 14:30 atualizado por Elaine Silva - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Seapdr (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural), do Rio Grande do Sul, emitiu um alerta sanitário para a raiva dos herbívoros e está orientando os produtores rurais a vacinar ou revacinar seu rebanho para prevenir a doença. 

De janeiro até a primeira semana de junho deste ano foram registrados 39 focos em 20 municípios. Em todo o ano de 2021, foram notificados 48 focos em 21 municípios. Conforme a secretária, os municípios com focos identificados neste ano são Barra do Ribeiro, Bossoroca, Caçapava do Sul, Caiçara, Candiota, Cerro Grande do Sul, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Itacurubi, Muçum, Novo Hamburgo, Santa Margarida do Sul, Santiago, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Gabriel, São Lourenço do Sul, São Sepé e Unistalda.

O aumento de casos de raiva registrados neste primeiro semestre de 2022, embora seja uma progressão do número de casos registrados em 2021, foi motivado pelas condições climáticas desfavoráveis para as colônias dos morcegos hematófagos (aqueles que se alimentam exclusivamente de sangue), como extremos de temperatura no início do ano, com registro de queimadas no Nordeste da Argentina e na fronteira oeste gaúcha, e depois o excesso de chuvas. 

A orientação para os produtores rurais é de que, ao localizarem novos refúgios de morcegos-vampiros, não tentem capturá-los por conta própria e devem comunicar à inspetoria ou ao escritório de agropecuária do seu município. 

Em 2021, foram emitidos dois alertas sanitários nos meses de junho e outubro. A raiva herbívora é transmitida pelo morcego hematófago Desmodus rotundus. Alguns esconderijos habituais destes morcegos são troncos ocos de árvores, cavernas, fendas de rochas, furnas, túneis, casas abandonadas, entre outros.

Com informações e foto Seapdr
 


Últimas Notícias